quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Retomando os Estádios de Desenvolvimento

Comparando minha organização àquela realizada pela autora, percebo que a utilização de termos mais específicos, além de possibilitar a economia vocabular, faz-se mais compreensível e analiticamente mais abrangente.
É compreensível que a organização realizada por ela apresente-se mais completa, dada minhas limitações quanto ao conhecimento dos referidos Estádios de Desenvolvimento.
Em se tratando Estádio Sensório-Motor ou Estádio da Inteligência Simbólica, compreendida entre o nascimento e o segundo ano de idade, apesar da autora falar em “anomia”, percebo que minhas reflexões poderiam ser complementares as dela, já que faço menções à capacidades perceptivas e sensoriais que, ao meu ver, não são explicitamente lembradas em sua organização.
Já no Estádio Sensório-Motor ou Estádio da Inteligência Simbólica (entre os dois e sete anos de idade), acordamos com a afirmação de que a criança esboça suas primeiras tentativas de compreensão da realidade à sua volta. No entanto, não admite a reversibilidade dos fatos, buscando no mundo das fábulas e no animismo suas explicações.
No Estádio das Operações Concretas (dos sete aos onze anos de idade), o pensamento infantil  torna-se capaz de realizar operações a nível mental em detrimento do egocentrismo intelectual. Novamente, acordamos sob este aspecto, inclusive no que tange às noções de autonomia moral e às possibilidades de internalizar jogos com regras, que envolvam competições, formações de equipes, estratégias, movimentação corporal, etc.

Finalizando as análises, no Estádio das Operações Formais, que se inicia aos onze anos e se estende até a fase adulta, percebemos que o pensamento probabilístico e a elaboração de esquemas conceituais abstratos vão aprimorando-se, tornando o raciocínio sistemático, tanto em extensão, quanto em profundidade.


Um comentário:

  1. Ivonete, você pontua muito bem os estágios do desenvolvimento. Como você reconhece estes estágios em sala de aula?, tem alunos em diferentes estágios?, se os tem, que atividades realiza com eles, são diferenciadas?
    Abraços

    ResponderExcluir