quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

.. os sons que o X pode ter...

Observação: Como não sou professora alfabetizadora, descreverei as atividades de acordo com a realidade do meu cotidiano pedagógico.

Atividade: Saída de Campo até a cidade de Guaíba, RS

Turmas: Sextos Anos do Ensino Fundamental (em média, 45 alunos)
Conteúdos: Sistemas de transportes públicos da RMPA, A Revolução Farroupilha, Usos e costumes gaúchos, Lago ou Rio Guaíba?, A importância econômica do setor turístico regional, etc.
Data: 15 de setembro de 2015.


1. CONHECIMENTO FÍSICO

Conhecimento físico é aquele em que o aluno manipula, explora os materiais, percebe suas cores, sente suas formas. Na oportunidade em que realizamos nossa saída de campo, nos deslocando de São Leopoldo até a saída de Guaíba, utilizando-se para isso de transportes públicos (Trem, Catamarã e Jardineira), os alunos visitaram os museus da cidade, participaram de atividades da Semana Farroupilha que se realizavam em Guaíba, quando da comemoração dos 180 anos da Tomada de Porto Alegre. 
Então, nestas visitações, conheceram a forma de construção antiga das casas (com sangue de boi e óleo de baleia, pois ainda não existia o cimento), manipularam brinquedos dos guris de antigamente, aprenderam algumas noções de tiro de laço, conversaram com um guasqueiro que lhes ensinou como era feito o trançado das tiras de couro, que eram usados na lida campeira, entre outras coisas, conforme pode-se observar nas imagens na sequência: 

Alunos analisando a construção das paredes antigas do Museu Gomes Jardim, quando ainda era utilizado óleo de baleia e sangue de boi em substituição ao cimento, que não existia em meados  do século XVIII. Era sede da Estância das Pedras Brancas, de propriedade de Gomes Jardim. Foi nesta casa que Bento Gonçalves faleceu.
         
       
2. CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO

Este tipo de conhecimento decorre do estabelecimento de correlações entre conhecimentos físicos, motores e sociais. Acho que muitas foram as formas que os alunos puderam demandar deste tipo de experiência, pois todas as atividades desenvolvidas precisaram que estivessem sempre atentos ao tempo de deslocamento, produzissem anotações e imagens para agregar ao relatório avaliativo, interagissem com as pessoas que estavam expondo seus conhecimentos para sanar suas dúvidas, estabelecessem correlações entre os fatos relatados com a realidade geográfica de Guaíba em relação a Porto Alegre, etc.

 Alunos aguardando a chegada do trem na Estação São Leopoldo, ansiosos pelo embarque e pela viagem de aproximadamente, 55 minutos, até a Estação Mercado em Porto Alegre.

3. CONHECIMENTO SOCIAL

Como o próprio texto diz, ”trata-se de uma convenção de um grupo social e varia de povo para povo, de grupo para grupo”. Ao passo que os alunos ouviam as histórias de Guaíba e sua importância histórica para os gaúchos, a música gaúcha (que foi tocada ao vivo por um dos alunos da Fábrica de Gaiteiros, que é um projeto social desenvolvido pelo músico Renato Borghetti), observavam objetos históricos que foram manuseados pelos líderes farroupilhas, essas experiências iam se traduzindo neste tipo de conhecimento.
 Alunos observando os pertences de Gomes Jardim, enquanto ouvem as explicações acerca de sua importância enquanto médico-prático durante a Guerra dos Farrapos, procurando registrar todos os detalhes para ilustrar o relatório avaliativo da atividade.



4. CONHECIMENTO MOTOR OU PROCEDURAL


Esse tipo de conhecimento está relacionado a melhoria motora que ocorre quando é feito um exercício. Quanto mais o realizamos, mais automatizado ele fica. Exercício físico foi o que não faltou em nossa saída de campo, justamente porque nosso deslocamento se deu apenas utilizando os meios de transporte público. Então, não faltaram caminhadas, subidas de escadas, pulos e toda aquela agitação que é típica da alegria infantil!


REFERENCIA



RANGEL. Annamaria Píffero. Alfabetizar  aos seis anos.  Mediação: Porto Alegre, 2008, p. 29 -35, disponível em https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1347161/mod_resource/content/1/tipos%20conhec%20livro.pdf, acessado em 25 de setembro de 2015.

4 comentários:

  1. Olá Ivonete! Eu gostei bastante do layout do seu blog. Eu me identifiquei com esta postagem, pois como não sou professora dos anos iniciais, eu também tive que fazer uma adaptação para os três tipos de conhecimentos para a minha área. Eu acredito que a sua postagem está bem qualificada, pois ela apresenta um embasamento teórico e também relatos das suas práticas. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iasmim...

      Como saídas de campo fazem parte de minhas metodologias de trabalho, confesso que não tive dificuldades em realizar esta atividade, embora as demais tenham exigido um pouco mais de criatividade e imaginação de minha parte.
      Muito obrigada pelo carinho de sua "visita"!
      Abração grandão pra ti também

      Excluir
  2. Boa tarde, Ivonete
    Muito interessante esta relação que fizeste com uma atividade da tua escola, uma saída de campo e o conceito das múltiplas inteligências.
    É fundamental que o educador de hoje tenha conhecimento teórico sobre as diferenças na forma com que as crianças apreendem e portanto aprendem e constróem seu aprendizado!
    Trazer isso à prática e colocar tua apresentação no blog em forma de relatório, como fizeste, nos aponta não só para a tua fundamentação teórica como para tua praxis em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra...

      No meu entendimento, toda teoria está condicionada à prática para que tenha comprovada sua real existência. Do contrário, passa a ser um punhado de palavras bonitas, vazias de significado.
      Durante minhas atividades em sala de aula, procuro estar sempre atenta à esta premissa, sobretudo, quando procuro provocar meus alunos a compreenderem em seu cotidiano a aplicabilidade dos conteúdos que trabalhamos. Trata-se de uma tarefa bastante desafiadora, nada fácil, mas que na grande maioria das vezes, é recompensadora!

      Excluir