Observação: Como não sou professora alfabetizadora, descreverei as atividades de acordo com a realidade do meu cotidiano pedagógico.
Atividade: Saída de Campo até a cidade de Guaíba, RS
Turmas: Sextos Anos do Ensino Fundamental (em média, 45 alunos)
Conteúdos: Sistemas de transportes públicos da RMPA, A Revolução Farroupilha, Usos e costumes gaúchos, Lago ou Rio Guaíba?, A importância econômica do setor turístico regional, etc.
Data: 15 de setembro de 2015.
1. CONHECIMENTO FÍSICO
Conhecimento físico é aquele
em que o aluno manipula, explora os materiais, percebe suas cores, sente suas
formas. Na oportunidade em que realizamos nossa saída de campo, nos deslocando
de São Leopoldo até a saída de Guaíba, utilizando-se para isso de transportes
públicos (Trem, Catamarã e Jardineira), os alunos visitaram os museus da
cidade, participaram de atividades da Semana Farroupilha que se realizavam em
Guaíba, quando da comemoração dos 180 anos da Tomada de Porto Alegre.
Então, nestas visitações,
conheceram a forma de construção antiga das casas (com sangue de boi e óleo de
baleia, pois ainda não existia o cimento), manipularam brinquedos dos guris de antigamente,
aprenderam algumas noções de tiro de laço, conversaram com um guasqueiro que
lhes ensinou como era feito o trançado das tiras de couro, que eram usados na
lida campeira, entre outras coisas, conforme pode-se observar nas imagens na
sequência:
2.
CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
Este tipo de conhecimento decorre do estabelecimento
de correlações entre conhecimentos físicos, motores e sociais. Acho que muitas
foram as formas que os alunos puderam demandar deste tipo de experiência, pois
todas as atividades desenvolvidas precisaram que estivessem sempre atentos ao
tempo de deslocamento, produzissem anotações e imagens para agregar ao
relatório avaliativo, interagissem com as pessoas que estavam expondo seus
conhecimentos para sanar suas dúvidas, estabelecessem correlações entre os
fatos relatados com a realidade geográfica de Guaíba em relação a Porto Alegre,
etc.
Alunos aguardando a chegada do trem na Estação São Leopoldo, ansiosos pelo embarque e pela viagem de aproximadamente, 55 minutos, até a Estação Mercado em Porto Alegre. |
3. CONHECIMENTO SOCIAL
Como o próprio
texto diz, ”trata-se de uma convenção de um grupo social e varia de povo para
povo, de grupo para grupo”. Ao passo que os alunos ouviam as histórias de
Guaíba e sua importância histórica para os gaúchos, a música gaúcha (que foi
tocada ao vivo por um dos alunos da Fábrica de Gaiteiros, que é um projeto
social desenvolvido pelo músico Renato Borghetti), observavam objetos
históricos que foram manuseados pelos líderes farroupilhas, essas experiências
iam se traduzindo neste tipo de conhecimento.
Alunos observando os pertences de Gomes Jardim, enquanto ouvem as explicações acerca de sua importância enquanto médico-prático durante a Guerra dos Farrapos, procurando registrar todos os detalhes para ilustrar o relatório avaliativo da atividade.
|
4. CONHECIMENTO MOTOR OU
PROCEDURAL
Esse tipo de
conhecimento está relacionado a melhoria motora que ocorre quando é feito um
exercício. Quanto mais o realizamos, mais automatizado ele fica. Exercício
físico foi o que não faltou em nossa saída de campo, justamente porque nosso
deslocamento se deu apenas utilizando os meios de transporte público. Então,
não faltaram caminhadas, subidas de escadas, pulos e toda aquela agitação que é
típica da alegria infantil!
REFERENCIA
RANGEL. Annamaria Píffero. Alfabetizar
aos seis anos. Mediação:
Porto Alegre, 2008, p. 29 -35, disponível em https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1347161/mod_resource/content/1/tipos%20conhec%20livro.pdf,
acessado em 25 de setembro de 2015.
Olá Ivonete! Eu gostei bastante do layout do seu blog. Eu me identifiquei com esta postagem, pois como não sou professora dos anos iniciais, eu também tive que fazer uma adaptação para os três tipos de conhecimentos para a minha área. Eu acredito que a sua postagem está bem qualificada, pois ela apresenta um embasamento teórico e também relatos das suas práticas. Abraços
ResponderExcluirOi Iasmim...
ExcluirComo saídas de campo fazem parte de minhas metodologias de trabalho, confesso que não tive dificuldades em realizar esta atividade, embora as demais tenham exigido um pouco mais de criatividade e imaginação de minha parte.
Muito obrigada pelo carinho de sua "visita"!
Abração grandão pra ti também
Boa tarde, Ivonete
ResponderExcluirMuito interessante esta relação que fizeste com uma atividade da tua escola, uma saída de campo e o conceito das múltiplas inteligências.
É fundamental que o educador de hoje tenha conhecimento teórico sobre as diferenças na forma com que as crianças apreendem e portanto aprendem e constróem seu aprendizado!
Trazer isso à prática e colocar tua apresentação no blog em forma de relatório, como fizeste, nos aponta não só para a tua fundamentação teórica como para tua praxis em sala de aula.
Olá Alessandra...
ExcluirNo meu entendimento, toda teoria está condicionada à prática para que tenha comprovada sua real existência. Do contrário, passa a ser um punhado de palavras bonitas, vazias de significado.
Durante minhas atividades em sala de aula, procuro estar sempre atenta à esta premissa, sobretudo, quando procuro provocar meus alunos a compreenderem em seu cotidiano a aplicabilidade dos conteúdos que trabalhamos. Trata-se de uma tarefa bastante desafiadora, nada fácil, mas que na grande maioria das vezes, é recompensadora!