quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

"A voz do coração" e as postulações freudianas

     A partir dos conceitos que estudamos na Interdisciplina de Desenvolvimento da Aprendizagem sob enfoque da Psicologia, tínhamos de escolher um trailer entre as sugestões e analisarmos as relações estabelecidas em sala de aula. Simpatizei com o filme "A voz do coração", então, passarei a analisá-lo:


      A história do filme está contextualizada a uma França ressentida pelas cicatrizes ainda latentes, resultantes do final da Segunda Guerra Mundial. Propõe reflexões acerca dos métodos de ensino repressores, ministrados em um reformatório para crianças orfãs e delinquentes, onde imperam atitudes autoritárias e imposições pessoais por parte dos professores, prevalecendo um ensino meramente depositário e impessoal, caracterizado pela REPRESSÃO. Em outras palavras, podemos ver uma instituição escolar que rejeita por completo as ideias, pensamentos, lembranças e desejos de seus alunos, como se o ensino catedrático e cientificamente organizado, fosse capaz de substituir, bloquear as angústias que estes indivíduos sociais traziam submergidos em seus INCONSCIENTES.    
       Em contrapartida, a chegada do professor de música Clémente Mathieu vai trazer um novo viés para o desenrolar dos fatos, pois sua postura humanística e afetuosa, atentando para as potencialidades e dificuldades individuais de cada aluno, corroboram de forma determinante para que cada um, compreenda-se importante e portanto, contributivo para o bom andamento coletivo das atividades do coral. Ao promover esta IDENTIFICAÇÃO, os alunos vão construindo suas auto-estimas, veem-se capazes de RACIONALIZAÇÃO  e portanto, de SUBLIMAÇÃO de seus sofrimentos, o que fica claro nos olhares que o menino e Clémente dedicam-se ao final da apresentação.
        Ao vencer o desafio de despertar em seus alunos o DESEJO DE APRENDER, é perceptível o orgulho sentido silenciosamente por Clément, enquanto é observado atentamente pela plateia emocionada, algo parecido com estas sensações congratulantes que sentimos, todas as vezes que percebemos que conseguimos fazer com que o aluno compreenda-se parte do mobiliário de nossa sala de aula, quando lhe propomos a construção de uma Escola que seja capaz de lhe trazer novas perspectivas de futuro.
   
REFERÊNCIAS

A voz do coração. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ORK6TUndEs4, acesssado em 28 de novembro de 2015.
KUPFER. Maria Cristina. Freud e a educação: o mestre do impossível. Scipione. 1989


     

2 comentários:

  1. Gostei muito de sua postagem, realizou sobre o que iria comentar seguido pelo trailer mencionado e muito bem fundamentado na integra. Acredito que suas postagens no geral sempre são muito significativas no contexto geral de seu blog.

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  2. Gostei muito de sua postagem, realizou sobre o que iria comentar seguido pelo trailer mencionado e muito bem fundamentado na integra. Acredito que suas postagens no geral sempre são muito significativas no contexto geral de seu blog.

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