Nossas certezas provisórias são aquelas que mesmo que saibamos concluir pela nossa vivência cotidiana, mas que ainda não temos fundamentação teórica para comprovar o fato.
Já as dúvidas temporárias existem para que as pesquisas nos propiciem conhecimentos efetivos, o que só será possível a partir de estudos e pesquisas que vamos realizando ao longo do processo.
No decorrer de nosso trabalho de pesquisa, é possível que dúvidas e certezas troquem de lugar, ao passo que vamos realizando pesquisas de material.
Mapa Conceitual – deve estar de acordo com aquilo que queremos desenvolver em nossos projetos. Já na segunda formatação, precisa deixar claro o viés que queremos dar sequência em nossa pesquisa. Deve seguir uma lógica de interesse pelo tema, ser objeto de revisitações, pois nem sempre as nossas certezas são concretas e definitivas. O mapa conceitual deve estar de acordo com uma narrativa, explicitando relações entre conceitos, propõe reformulações, proposições. É possível construir frases a partir de seus conceitos-chave.
A lógica do mapa conceitual se diferencia de esquematizações porque o que vai dentro das “caixinhas” são ideias, noções, conceitos, tendo verbos ou proposições fazendo ligações entre eles.
Plano de Ação - Possivelmente, os projetos não poderão ser finalizados neste semestre. Validar ou refutar certezas é uma das fases que será realizada durante as nossas pesquisas, seja no levantamento bibliográfico, seja em pesquisa em outro tipo de fonte.
No caso de nosso projeto de pesquisa optar pela realização de entrevistas, é fundamental que valorizemos este momento na coletividade, as razões norteadoras para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa, pensando-a colaborativamente. É preciso pensar em diferentes ferramentas que podem contribuir para a elaboração deste projeto de pesquisa, não se atendo apenas à descrições da atividade (filmes, imagens, vídeos que estejam de acordo com o assunto, etc.)