sexta-feira, 17 de junho de 2016

Trabalhando com a Literatura


     O trabalho com literatura significa necessariamente trabalhar com livros e textos escritos? Não, há outras formas de literatura, como o teatro, a roda cantada, rodas de conversas, ou seja, atividades que incluem movimentação, expressão corporal, expressão poética, etc. Utilizando mímicas, nosso corpo pode contar uma música. Desta forma, não precisamos pensar que a literatura é apenas a prática da leitura de um livro, tampouco, precisar ser uma coisa com hora marcada. A literatura perpassa muitos momentos de nossa vida, inclusive, durante as nossas aulas.
     A narrativa, é um tipo de texto onde é preciso haver quem conta a história e saiba o que contar. A música Linda Rosa Juvenil se trata de uma narrativa com ritmo, poesia e rimas. Trata-se de uma música folclórica antiga. O narrador apresenta uma sequência de fatos relacionados entre si e que compõem o enredo. Há personagens que vivenciam os fatos, assim como cenários onde tudo ocorre (relacionando tempo e espaço). A novela é um exemplo de narrativa. Quando o narrador apenas conta a história como quem apenas presencia, sem interferir nos acontecimentos, é chamado de narrador onisciente. Já quando participa a história, é um dos personagens, chama-se narrador onipresente.   
    Os seres, ou seja, os personagens de uma narrativa podem ser seres humanos, seres míticos, animais, objetos.
       Os textos produzidos pelos alunos são caracterizados por marcas literária. Todo o foco narrativo é determinado pelo autor do texto.
        Na narrativa Linda Rosa Juvenil, temos um espaço, um ambiente, além de tempo e personagens (linda rosa, a bruxa e o rei, além do mato que cresce ao redor, que também pode ser considerado um personagem), o narrador é onisciente. (disponível em     https://www.youtube.com/watch?v=NyqRX4YzL3M
        Nas etapas da Narrativa, pensamos na evolução, na progressão dos fatos, ou seja, uma situação inicial que apresenta alterações no transcorrer dos fatos que vão sendo elencados, ou seja, temos uma situação inicial, uma complicação, um desenvolvimento, um clímax e um desfecho. Às vezes, estas designações podem ser encontradas com nomenclaturas diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário