sexta-feira, 13 de maio de 2016

Nas Tramas da Literatura Infantil: Olhares sobre Personagens “Diferentes”


Diferentes políticas públicas e mobilizações por parte da sociedade tem agido em prol do fortalecimento dos direitos à cidadania dos grupos tidos como “diferentes”. Não obstante, as discussões sobre estas temáticas, visando a prática do respeito, a aceitação e a tolerância social quanto a estas diferenças também tem se estendido às produções literárias trabalhadas em ambientes acadêmicos, a exemplo do que ocorre com os programas televisivos, ou em textos publicados nas mais diferentes fontes midiáticas.
Levando em consideração esta premissa, a autora nos propõe reflexões acerca de dez obras literárias infanto juvenis, sem que isso acentue a pretensão de categorizá-las, tampouco rotulá-las.
Via de regra, em todos os livros analisados há a predominância de enredos acerca da questão da aceitação da diferença: aceitação de si, aceitação por parte dos outros – sendo que as formas e responsabilidades para que isso ocorra efetivamente, vai mudando conforme a construção narrativa de cada autor. Neste sentido, soa como se a “diferença” aparecesse com um desvio, algo distinto, divergente da maioria, evidenciado pelas descrições do estranhamento que a presença do “outro” provoca.
Entre seus apontamentos, chamou minha atenção o fato de que, em sua maioria, as obras elencadas são escritas de forma que os leitores são convidados a colocarem-se no lugar dos personagens, protagonistas ou não, seja pela narrativa de sentimentos, seja em situações vivenciadas com os demais indivíduos sociais de seu convívio. Penso que esta estratégia, é de grande valia, pois, ainda que indiretamente, nos sensibiliza, nos propõe a “sentir na pele” as dificuldades que perfazem o cotidiano destes “outros” que estão a nossa volta.
A leitura destas obras em nosso cotidiano pedagógico, podem nos servir de importantes arcabouços teóricos ao propormos discussões com os alunos, desde que atentemos para leituras prévias, identificando se  os autores não atem-se basicamente a singelas nomeações ou ainda, frases descritivas que beirem explicações demasiadamente religiosas.


REFERÊNCIAS
  
KLEIN. Madalena. Literatura infantil e produção de sentidos sobre as diferenças: práticas discursivas nas histórias infantis e nos espaços escolares. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n1/v21n1a12.pdf, acessado em 02 de maio de 2016.



SILVEIRA. Rosa Maria Hessel. Nas Tramas da Literatura Infantil: Olhares sobre Personagens “Diferentes”. Disponível em http://pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo3/Literatura_InfantoJuvenil_Aprendizagem/bloco8/nas%20tramas%20da%20literatura%20infantil.pdf, acessado em 02 de maio de 2016.

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