Diferentes políticas públicas e mobilizações por parte da sociedade tem
agido em prol do fortalecimento dos direitos à cidadania dos grupos tidos como
“diferentes”. Não obstante, as discussões sobre estas temáticas, visando a
prática do respeito, a aceitação e a tolerância social quanto a estas
diferenças também tem se estendido às produções literárias trabalhadas em
ambientes acadêmicos, a exemplo do que ocorre com os programas televisivos, ou
em textos publicados nas mais diferentes fontes midiáticas.
Levando em consideração esta premissa, a autora nos propõe reflexões
acerca de dez obras literárias infanto juvenis, sem que isso acentue a
pretensão de categorizá-las, tampouco rotulá-las.
Via de regra, em todos os livros analisados há a predominância de
enredos acerca da questão da aceitação da diferença: aceitação de si, aceitação
por parte dos outros – sendo que as formas e responsabilidades para que isso
ocorra efetivamente, vai mudando conforme a construção narrativa de cada autor.
Neste sentido, soa como se a “diferença” aparecesse com um desvio, algo
distinto, divergente da maioria, evidenciado pelas descrições do estranhamento
que a presença do “outro” provoca.
Entre seus apontamentos, chamou minha atenção o fato de que, em sua
maioria, as obras elencadas são escritas de forma que os leitores são
convidados a colocarem-se no lugar dos personagens, protagonistas ou não, seja
pela narrativa de sentimentos, seja em situações vivenciadas com os demais
indivíduos sociais de seu convívio. Penso que esta estratégia, é de grande
valia, pois, ainda que indiretamente, nos sensibiliza, nos propõe a “sentir na
pele” as dificuldades que perfazem o cotidiano destes “outros” que estão a
nossa volta.
A leitura destas obras em nosso cotidiano pedagógico, podem nos servir
de importantes arcabouços teóricos ao propormos discussões com os alunos, desde
que atentemos para leituras prévias, identificando se os autores não
atem-se basicamente a singelas nomeações ou ainda, frases descritivas que
beirem explicações demasiadamente religiosas.
REFERÊNCIAS
KLEIN. Madalena. Literatura
infantil e produção de sentidos sobre as diferenças: práticas
discursivas nas histórias infantis e nos espaços escolares. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n1/v21n1a12.pdf,
acessado em 02 de maio de 2016.
SILVEIRA. Rosa
Maria Hessel. Nas Tramas
da Literatura Infantil: Olhares
sobre Personagens “Diferentes”. Disponível em http://pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo3/Literatura_InfantoJuvenil_Aprendizagem/bloco8/nas%20tramas%20da%20literatura%20infantil.pdf,
acessado em 02 de maio de 2016.
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