Não há como
analisar a sociedade pós-moderna sem remeter às letras de músicas das decadas
passadas e suas letras cabalísticas, falando de dias próximos, marcados pelo
predomínio da obsolescência programada, ou ainda, de pessoas que mesmo tendo
mais do que precisa ter, quase sempre se convence que não tem o bastante.
Esse mundo
globalizado, perversamente capitalista e recheado de artimanhas tecnológicas,
vem colocando por terra nossas concepções, desestabilizando nossas verdades
historicamente constituídas e toda a organização lógico-espacial na qual
costumávamos pautar nossas noções de certo x errado.
Neste cenário
confuso e marcado pelas invasões de modismos efêmeros, encontramos nossas
crianças e suas novas linguagens, dando aulas de como se lida com aplicativos
de celular, argumentando com vocabulário aprendido nos desenhos animados e
agindo como mini-adultos, ao imitar os personagens da novela, ainda que sejam
incapazes de silenciar e concentrar-se para a realização de suas atividades.
Vestidos com as roupas do Ben 10 ou da Monster High, estas crianças distraem-se
brincando com os brindes do Mc Donald´s e tomando coca-cola na hora do lanche,
enquanto a sociedade olha para elas e se questiona o que será do “futuro desta
geração, que cultua o TER, ao invés do SER”, porque essa é a tônica da cultura
contemporânea.
É impossível
educar uma criança aquém desta realidade, assim como não se pode relegar esta
função tão somente à influência midiática. Enquanto ser em formação, esta
criança precisa ser vista, compreendida e sobretudo, orientada por parte das
pessoas com quem convive, pois somente desta forma, conseguirá “criar
anticorpos” que lhe auxiliarão a discernir em meio a esta multiplicidade
de realidades paradoxais.
REFERÊNCIAS
FISCHER. Rosa Maria. Dispositivo
pedagógico da mídia: formas de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.
28, n.01, p. 151-162, jan./jun. 2002. Disponível em https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=34843,
acessado em 05 de outubro de 2015
MOMO. Mariângela. Mídia
e consumo na produção da infância pós moderna. REU, Sorocaba, SP, v.36, n.01, p.
67-87, jun. 2010. disponível em https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1356259/mod_resource/content/2/Texto%20Aulas%203%20e%204%20-%20Momo.pdf,
acessado em 05 de outubro de 2015.
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