quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A educação, a infância na pós-modernidade e as perspectivas de futuro, que não é mais como era antigamente

Não há como analisar a sociedade pós-moderna sem remeter às letras de músicas das decadas passadas e suas letras cabalísticas, falando de dias próximos, marcados pelo predomínio da obsolescência programada, ou ainda, de pessoas que mesmo tendo mais do que precisa ter, quase sempre se convence que não tem o bastante.
Esse mundo globalizado, perversamente capitalista e recheado de artimanhas tecnológicas, vem colocando por terra nossas concepções, desestabilizando nossas verdades historicamente constituídas e toda a organização lógico-espacial na qual costumávamos pautar nossas noções de certo x errado.
Neste cenário confuso e marcado pelas invasões de modismos efêmeros, encontramos nossas crianças e suas novas linguagens, dando aulas de como se lida com aplicativos de celular, argumentando com vocabulário aprendido nos desenhos animados e agindo como mini-adultos, ao imitar os personagens da novela, ainda que sejam incapazes de silenciar e concentrar-se para a realização de suas atividades. Vestidos com as roupas do Ben 10 ou da Monster High, estas crianças distraem-se brincando com os brindes do Mc Donald´s e tomando coca-cola na hora do lanche, enquanto a sociedade olha para elas e se questiona o que será do “futuro desta geração, que cultua o TER, ao invés do SER”, porque essa é a tônica da cultura contemporânea.
É impossível educar uma criança aquém desta realidade, assim como não se pode relegar esta função tão somente à influência midiática. Enquanto ser em formação, esta criança precisa ser vista, compreendida e sobretudo, orientada por parte das pessoas com quem convive, pois somente desta forma, conseguirá “criar anticorpos” que lhe auxiliarão a discernir em meio  a esta multiplicidade de realidades paradoxais.

REFERÊNCIAS

FISCHER. Rosa Maria. Dispositivo pedagógico da mídia: formas de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n.01, p. 151-162, jan./jun. 2002. Disponível em https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=34843, acessado em 05 de outubro de 2015

MOMO. Mariângela. Mídia e consumo na produção da infância pós moderna. REU, Sorocaba, SP, v.36, n.01, p. 67-87, jun. 2010. disponível em https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1356259/mod_resource/content/2/Texto%20Aulas%203%20e%204%20-%20Momo.pdf, acessado em 05 de outubro de 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário