Hoje, parei para pensar no meu planejamento semanal para as turmas... me dei por conta que beiramos o dia do índio o que me remeteu à discussão da aula de ontem a noite.
Dizia a Professora que "se costuma trabalhar o dia do índio como se fosse uma raça extinta, sem contemporizar a situação dos mesmos na realidade excludente dos dias atuais".
Então, olhando para as atividades que eu havia selecionado para meus encaminhamentos pedagógicos, isso ficou claramente exemplificado nas múltiplas imagens inanimadas destes indivíduos sociais, singularizados em suas pinturas e objetos.
Decidi então, seguir o exemplo dado por uma colega e, a partir dos conhecimentos dos meus alunos sobre estes "personagens", propor atividades de pinturas e colagens diversificadas. Será a primeira vez que trabalharei da forma como planejei... espero aliar sorte, motivação e muita criatividade para ao final, conseguir resultados positivos com minhas turmas de segundo e terceiro ano.
Outra coisa que fiz foi comprar o livro "Pedagogia da Autonomia" (Paulo Freire). De acordo com as indicações das professoras, se trata de uma leitura basilar na construção de nosso auto-conhecimento enquanto profissionais da educação.... hora destas, posto as partes que achei mais interessante nesta leitura.
Olá Ivonete. Que bom que falas que a aula presencial na faculdade te motivou a repensar teu planejamento de aula e que considerou partir daquilo que teus alunos sabem e conhecem dos índios hoje. Mais importante ainda é que descrevestes isso aqui para nós. Perfeito! Isso mesmo que desejamos, mexer na prática de vocês e fazer mais pela educação. Não que antes tua aula não devesse ser considerada, muito antes pelo contrário. Professores tem que falar sim das datas e trabalhar esses conteúdos, mas a partir da conversa entre os pares tivestes mais ideias aproximadas com a realidade de hoje. Não sabes mas conseguistes ver e descrever a importancia do planejamento colaborativo? Nas nossas escolas temos sim professores de ensino fundamental inicial (que fazem sim dinâmicas considerando as datas comemorativas e professores de ensino fundamental series finais (professores que cursaram licenciaturas em história, geografia, filosofia) e que tiveram em sua formação abordagens mais aprofundadas da história. Se realizássemos planejamentos mais colaborativos dentro da escola poderíamos estar ganhando tempo e tendo ideias de dinâmicas para nossas aulas considerando a história e a atualização das últimas descobertas. O que achas?
ResponderExcluirInsistentemente, tenho comentado sobre isso com os gestores de minha Escola, pois várias vezes, as reuniões pedagógicas semanais se revestem de critério prático e burocrático, salvas exceções em que discutimos o Projeto Político Pedagógico. O que vemos depois, em nossas conversas nas salas dos professores é que, muitas vezes, temos dúvidas e dificuldades comuns com algumas turmas, as quais poderiam ser trabalhadas diferencialmente com aplicações de metodologias conjuntas entre as disciplinas. Este ano, penso que as coisas tendem a ser diferentes, pois estamos tendo tempo para nos reunirmos coletivamente e falarmos em específico sobre estas dificuldades. Algumas primeiras ações já estão se desenhando e particularmente, tenho percebido alguns pontos bastante positivos destas práticas.
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