"Relatar um caso em que se utilizam 2 mecanismos de defesa (se preferir, podem ser 2 casos), mas sem explicitar o mecanismo. O relato deve ter no máximo, 6 linhas e deve ser postado no fórum "Mecanismos de Defesa".
Só pra variar, não consegui me ater às 6 linhas (hehehe), mas, o fiz:
Depois de muito procurar, João começou a trabalhar em uma loja de imagens de santos. Quando questionado pela dona da loja, havia afirmado, categoricamente, que conhecia cada uma daquelas imagens, mais por medo de perder a oportunidade do que necessariamente, estar dizendo a verdade!
Os dias passam e uma senhora entra na loja, lhe pedindo uma imagem de São Jorge. Solícito, João vai até o estoque e volta, trazendo uma imagem de São Pedro, com a chave na mão.
- Meu filho, São Jorge não tinha um cavalo?! - Lhe questiona a cliente.
João, pensou rápido e lhe respondeu:
- Tinha, mas vendeu! Agora, ele tem uma Hilux! Olha só a chave na mão dele!
E então? Qual (ou quais) os mecanismos utilizados por João?
Então, analisando meu exemplo, a colega Ester postou o seguinte comentário:
"Respondendo o exemplo da colega Ivonete o primeiro parágrafo nos dá a ideia do mecanismo utilizado de NEGAÇÃO devido a tentativa de esconder a realidade de não ter experiência e precisar do trabalho afirmando que tinha conhecimento da função. E no segundo parágrafo RACIONALIZAÇÃO que é o processo de achar motivos lógicos e racionais aceitáveis para ações inaceitáveis, ou seja, a troca das imagens foi justificada para convencer a compra, mesmo sabendo do erro."
Ela acertou na mosca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário