quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Pensando a Aprendizagem

1.    O que é aprendizagem?

Trata-se de um processo contínuo que se manifesta desde a mais tenra idade e continua a propagar-se ao longo da vida. Desta forma, não pode ser concebida tão somente sob esferas padronizadas, tampouco hierarquizadas, dada a sua complexidade. Enquanto fenômeno intrínseco, é a forma pela qual cada indivíduo social vai (re)configurando suas particularidades, seja a partir de experiências empíricas, seja nas correlações que vai estabelecendo com os diferentes meios.

2.    Como ocorre a aprendizagem?

A aprendizagem pode ocorrer nas mais diferentes circunstâncias e formas, em todas as fases do desenvolvimento humano. Ao nascer, a criança precisa ser estimulada a aprender a andar, a falar, sendo comum que procure se basear em modelos observados à sua volta na tentativa de imitá-los. Ao passo que o domínio da fala a impele a um maior aperfeiçoamento vocabular, torna-se capaz de análises mais complexas, inclusive posicionando-se criticamente em suas argumentações.

3.    Qual a relação entre aprendizagem e desenvolvimento?

 O processo de aprendizagem só acontece de forma efetiva quando aliada ao  desenvolvimento de novas atitudes e concepções, ou seja, à medida que o indivíduo conscientiza-se de suas aptidões, potencialidades e vai adquirindo novos conhecimentos, esses vão se refletindo no aprimoramento da forma como desempenha suas diferentes atividades, ainda que possam ser modificações concebidas a longo prazo.

4.    Qual a relação entre ensino e aprendizagem?

Toda aprendizagem predispõe aceitação por parte do indivíduo, demanda que esteja  aberto à novas experiências e assimilações. Ainda que quem ensina, precise estar atento à forma como conduzirá o processo, mesclando conhecimentos, sensibilidade e perspicácia, é importante que seu potencial como aprendiz se faça presente,  pois tal postura pode angariar significativos ganhos para seu aprimoramento, tanto pessoal, quanto profissional.

5.    Qual a relação entre afeto e aprendizagem?

Somente aquilo que nos é significativo é que produz aprendizagem. Se ao sentirmos um cheiro, um gosto ou mesmo, ouvirmos um som, somos capazes de rememorar fatos e situações passadas, podemos também estender esta mesma análise para nosso passado enquanto alunos. Sendo assim, o afeto é um condicionante bastante significativo para que ocorra, efetivamente, todas as fases deste processo de ensino-aprendizagem, em suas mais diferentes manifestações.

6.    Considerando suas respostas anteriores, como deveria ser, na sua opinião, o ensino na escola?


Primeiramente, penso que as turmas deveriam ser reduzidas, para que os professores tivessem condições de dar atenção necessária e igualitária a todos os seus alunos. Desta forma, poderia haver uma maior integração entre todos os atores envolvidos na tríade Escola X Aluno X Família. Além disso, deveria voltar-se uma maior atenção à qualificação do ensino, ao invés destas quantificações exacerbadas, embasadas em estatísticas infundadas, tão comuns nos dias de hoje.


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