1. O
que é aprendizagem?
Trata-se de um
processo contínuo que se manifesta desde a mais tenra idade e continua a
propagar-se ao longo da vida. Desta forma, não pode ser concebida tão somente
sob esferas padronizadas, tampouco hierarquizadas, dada a sua complexidade.
Enquanto fenômeno intrínseco, é a forma pela qual cada indivíduo social vai
(re)configurando suas particularidades, seja a partir de experiências
empíricas, seja nas correlações que vai estabelecendo com os diferentes meios.
2. Como
ocorre a aprendizagem?
A aprendizagem pode
ocorrer nas mais diferentes circunstâncias e formas, em todas as fases do
desenvolvimento humano. Ao nascer, a criança precisa ser estimulada a aprender
a andar, a falar, sendo comum que procure se basear em modelos observados à sua
volta na tentativa de imitá-los. Ao passo que o domínio da fala a impele a um
maior aperfeiçoamento vocabular, torna-se capaz de análises mais complexas,
inclusive posicionando-se criticamente em suas argumentações.
3. Qual
a relação entre aprendizagem e desenvolvimento?
O processo de
aprendizagem só acontece de forma efetiva quando aliada ao
desenvolvimento de novas atitudes e concepções, ou seja, à medida que o
indivíduo conscientiza-se de suas aptidões, potencialidades e vai adquirindo
novos conhecimentos, esses vão se refletindo no aprimoramento da forma como
desempenha suas diferentes atividades, ainda que possam ser modificações
concebidas a longo prazo.
4. Qual
a relação entre ensino e aprendizagem?
Toda aprendizagem
predispõe aceitação por parte do indivíduo, demanda que esteja aberto à
novas experiências e assimilações. Ainda que quem ensina, precise estar atento
à forma como conduzirá o processo, mesclando conhecimentos, sensibilidade e
perspicácia, é importante que seu potencial como aprendiz se faça presente,
pois tal postura pode angariar significativos ganhos para seu aprimoramento,
tanto pessoal, quanto profissional.
5. Qual
a relação entre afeto e aprendizagem?
Somente aquilo que
nos é significativo é que produz aprendizagem. Se ao sentirmos um cheiro, um
gosto ou mesmo, ouvirmos um som, somos capazes de rememorar fatos e situações
passadas, podemos também estender esta mesma análise para nosso passado
enquanto alunos. Sendo assim, o afeto é um condicionante bastante significativo
para que ocorra, efetivamente, todas as fases deste processo de
ensino-aprendizagem, em suas mais diferentes manifestações.
6. Considerando
suas respostas anteriores, como deveria ser, na sua opinião, o ensino na
escola?
Primeiramente, penso que as turmas
deveriam ser reduzidas, para que os professores tivessem condições de dar
atenção necessária e igualitária a todos os seus alunos. Desta forma, poderia
haver uma maior integração entre todos os atores envolvidos na tríade Escola X
Aluno X Família. Além disso, deveria voltar-se uma maior atenção à qualificação
do ensino, ao invés destas quantificações exacerbadas, embasadas em
estatísticas infundadas, tão comuns nos dias de hoje.
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