O
ato reflexivo é algo inerente ao ser humano, pressupondo tomada de consciência
a partir de analise detalhada de alguma coisa ou fato. Portanto, pressupõe que
o indivíduo deva conhecer afundo aquilo que é investigado, livre de qualquer
preconceito, sendo oriunda desta perspectiva a autonomia defendida no texto de
Alarcão.
Segundo
as reflexões da autora, a contemporaneidade social nos exige posturas
profissionais que colocam sob júdice contínuo as estruturas hierarquizadas do
ensino-aprendizagem, já que “são as perguntas que permitem passar do nível
descritivo ao nível interpretativo, transformar os confrontos em potenciais de
reconstrução”. (Alarcão, 1996, p. 10).
Vistas
sob o viés reflexivo, as ações do professor devem traduzir-se em mudanças
práticas em seu cotidiano pedagógico, seja durante as suas realizações, seja
num caráter retrospectivo. Encarado desta forma, o processo de
ensino-aprendizagem vai tornando-se mais elaborado, já que as ações
reinterpretadas vão gerando condições para criação de outras alternativas, as
quais serão utilizadas em outras ocasiões que demandem semelhantes posturas.
Um
professor reflexivo dirige, prioritariamente, um olhar sobre sua própria
prática e contexto imediato, analisa as condições concretas que perfazem seu
dia a dia. No entanto, penso que, aliado a este processo introspectivo e
individualizado, é importante que as Escolas propiciem encontros para
compartilhamento de experiências entre os demais profissionais da Educação,
mantendo canais de comunicação que dialoguem com as diferenças e incorporem
novas perspectivas.
Referências
ALARCÃO. Isabel. Ser professor
reflexivo. Disponível em https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1917616/mod_resource/content/2/Ser_professor_reflexivo_Isabel_Alarcao.pdf,
acessado em 17 de abril de 2017.
Ivonete,
ResponderExcluirQue sigamos sendo, ou tentando, buscando, ser professores refelxivos, agentes de nossos processos pessoais de formação. Sigamos adiante!
[]'s
Tutora Jacque