É impossível falar em Projeto de Aprendizagem sem reportar-se ao construtivismo piagetiano, já que em essência, seu propósito é a promoção de aprendizagens profundas através indagações constantes que busquem o envolvimento das pessoas em questões e conflitos produtivos e portanto, relevantes às suas vivências.
Trata-se de uma experiência motivada pela curiosidade, onde os métodos científicos são refeitos de forma prática. Há um deslocamento na questão de elaboração do conhecimento, pois motivado a procurar respostas para suas indagações, este vai se construindo grativamente pelo indivíduo, ao passo que ele encontrada as resoluções para suas próprias situações problemáticas.
Pensados como metodologias de trabalho em sala de aula, o Projeto de Aprendizagem, segundo Almeida (2000):
"(...) é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. Este ambiente é criado para promover a interação entre todos os seus elementos, propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema. Fundamenta-se nas ideias piagetianas sobre desenvolvimento e aprendizagem, inter-relacionadas com outros pensadores, dentre os quais destacamos Dewey, Freire e Vygotsky."
Vemos aqui que, os objetivos de um projeto de aprendizagem envolvem compromisso coletivo, diretrizes norteadoras e estruturações de ações que visem angariar resultados positivos. O professor passa a ser visto como mediador enquanto o aluno constrói o conhecimento de forma colaborativa, já que a ele, compete todo o protagonismo do processo.
A pesquisa exige que a pessoa tenha algo a perguntar, que seja de antemão curiosa, que se sinta instigada a compreender os fenômenos que ocorrem à sua volta.
Há similaridades e confluências entre Projetos de Aprendizagem e Projetos de Pesquisa. Vejamos:
a) Quanto a escolha do tema:
Projeto de Aprendizagem: Alunos e professores, individualmente e ao mesmo tempo, em cooperação.
Projeto de Pesquisa: É definido pelo pesquisador se a pesquisa for individual ou pela equipe se a pesquisa for coletiva;
b) Quanto ao contexto:
Projeto de Aprendizagem: Contexto do aluno
Projeto de Pesquisa: O pesquisador, ao viver situações e indagar-se sobre as razões do que acontece à sua volta é quem elege o contexto.
c) A quem satisfaz?
Projeto de Aprendizagem: Curiosidade, desejo, vontade do aprendiz
Projeto de Pesquisa: Satisfaz não só o pesquisador, mas à situação que gerou a indagação.
d) Como são tomadas as decisões?
Projeto de Aprendizagem: heterárquicas
Projeto de Pesquisa: São tomadas pelo pesquisador ou pela equipe
e) Como são definidas as regras, direções e atividades?
Projeto de Aprendizagem: Elaboradas pelo grupo, consenso entre alunos e professores
Projeto de Pesquisa: É o pesquisador ou a equipe quem as define
f) Qual é o paradigma?
Projeto de Aprendizagem: Construção do conhecimento
Projeto de Pesquisa: Como há inúmeros paradigmas teóricos, cabe ao pesquisador eleger aquele que melhor se adapta aos questionamentos e preposições da pesquisa, levando em consideração uma apropriação teórica ampla.
g) Qual é o papel do professor?
Projeto de Aprendizagem: problematizador, orientador
Projeto de Pesquisa: aqui, é o papel desempenhado pelo próprio pesquisador, devendo ser curioso, socialmente informado e buscar respostas para esclarecer os seus questionamentos
h) Qual é o papel do aluno?
Projeto de Aprendizagem: agente
Projeto de Pesquisa: Se a pesquisa for contextualizada em um espaço escolar, os alunos podem ser vistos participantes eventuais, por exemplo.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA.Maria Elizabeth Bianconcini de. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. Disponível em http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0030.html, acessado em 13 de dezembro de 2016.
MARTINS, Jorge Santos. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. Disponível em https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=m6UMAmEGnJ4C&oi=fnd&pg=PA9&dq=+projeto+de+aprendizagem+e+projeto+de+pesquisa&ots=GFDzi2uwIL&sig=BbcD0MagbojQ6faTnJqCQ42-Tqc#v=onepage&q=projeto%20de%20aprendizagem%20e%20projeto%20de%20pesquisa&f=false, acessado em 13 de dezembro de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário