Os fatores
intraescolares denominam os processos e práticas escolares que influenciam
de forma determinante o sucesso do processo de ensino e aprendizagem em uma
instituição. Entre os fatores associados à esta questão destacam-se a gestão
escolar (que deve ser objetiva mas com um abordagem participativa pois esta
cooperação entre os membros da comunidade escolar, além do estabelecimento de
objetivos comuns), a relação entre professor e aluno (haja vista a importância
que esta exerce para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem). Já os fatores extraescolares se referem aos
aspectos sociodemográficos e econômicos, os quais influenciam no destino
educacional da Escola.
Em se tratando de minha Escola, prioriza-se a criação
de expectativas positivas em relação aos alunos, verbalizados sob a forma de
incentivos, pois acredita-se serem fatores que influenciam na qualificação
deste processo, que devem atuar, aliados a ambientes escolares que ofereçam
boas condições de trabalho.
Neste sentido, os recursos enviados pelo PDDE – Programa Dinheiro Direto na
Escola, tem prestado importantes contribuições em minha Escola, pois os
ambientes são mantidos com boa qualidade, há um cuidado estético com decoração
de espaços com enfoques na aprendizagem acadêmica que venham de encontro ao
Projeto Político Pedagógico.
Todas as nossas salas de aula possuem mesas e
cadeiras em boas condições de uso, iluminação de boa qualidade. Elas são
organizadas segundo componentes curriculares, sendo que cada disciplina, possui
materiais didáticos específicos, que ficam ao alcance de cada turma e professor,
podendo ser utilizá-los didaticamente segundo planejamento.
Falar em qualidade da
Educação necessita que sejam levados em consideração aspectos objetivos, que
articulem quantidade e qualidade. Estruturalmente, nosso país construiu-se
sobre desigualdades e estas assimetrias também refletiram-se no sistema de
ensino e portanto, discutí-lo, tem implicação nestas questões mais amplas.
Nossa Escola é vista
como um ambiente pedagógico por excelência, justificadas nas objetividades que são expressas em seu
Projeto Pedagógico. Ali, é possível constatar uma visão estruturada da relação homem,
mundo e sociedade. Condições de acesso e permanência, de valorização salarial,
constituição de espaços continuamente participativos são alguns dos assuntos
que permeiam às discussões que tecemos, justamente com vias à priorizar a
qualidade da educação que queremos. Aquilo que é estabelecido, mostra-se sempre
passível de questionamentos, pois é importante que o transitório receba o
devido tratamento que a atualidade exige.
REFERÊNCIAS
CONAE. Documento
referência. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1232964,
acessado em 25 de junho de 2017.
DOURADO. Luiz Fernandes.. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e
perspectivas. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1232963,
acessado em 25 de junho de 2017.
FILHO. Eriberto Barroso Façanha. Possíveis fatores extraescolares e
intraescolares vinculados ao desempenho em matemática na prova Brasil de alunos
dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Manaus/AM. Disponível
em: file:///C:/Users/Windows/Desktop/UFRGS/Trimestres%20Passados/4.%20QUARTO%20SEMESTRE/Downloads/175-202-1-PB.pdf,
acessado em 25 de junho de 2017
Excelente trabalho! Mas tem algum exemplo na vida cotidiana do aluno na relação intra-escolar?
ResponderExcluirÓtimo argumentação, pois, os fatores intra podem influenciar os principais agentes do ENSINAR e APRENDE ao fracasso ...
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