terça-feira, 20 de junho de 2017

Os fatores intraescolares e extraescolares e a qualidade da Educação

Os fatores intraescolares denominam os processos e práticas escolares que influenciam de forma determinante o sucesso do processo de ensino e aprendizagem em uma instituição. Entre os fatores associados à esta questão destacam-se a gestão escolar (que deve ser objetiva mas com um abordagem participativa pois esta cooperação entre os membros da comunidade escolar, além do estabelecimento de objetivos comuns), a relação entre professor e aluno (haja vista a importância que esta exerce para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem). Já os fatores extraescolares se referem aos aspectos sociodemográficos e econômicos, os quais influenciam no destino educacional da Escola.
Em se tratando de minha Escola, prioriza-se a criação de expectativas positivas em relação aos alunos, verbalizados sob a forma de incentivos, pois acredita-se serem fatores que influenciam na qualificação deste processo, que devem atuar, aliados a ambientes escolares que ofereçam boas condições de trabalho.
Neste sentido, os recursos enviados pelo PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, tem prestado importantes contribuições em minha Escola, pois os ambientes são mantidos com boa qualidade, há um cuidado estético com decoração de espaços com enfoques na aprendizagem acadêmica que venham de encontro ao Projeto Político Pedagógico.
Todas as nossas salas de aula possuem mesas e cadeiras em boas condições de uso, iluminação de boa qualidade. Elas são organizadas segundo componentes curriculares, sendo que cada disciplina, possui materiais didáticos específicos, que ficam ao alcance de cada turma e professor, podendo ser utilizá-los didaticamente segundo planejamento.
Falar em qualidade da Educação necessita que sejam levados em consideração aspectos objetivos, que articulem quantidade e qualidade. Estruturalmente, nosso país construiu-se sobre desigualdades e estas assimetrias também refletiram-se no sistema de ensino e portanto, discutí-lo, tem implicação nestas questões mais amplas.
Nossa Escola é vista como um ambiente pedagógico por excelência, justificadas  nas objetividades que são expressas em seu Projeto Pedagógico. Ali, é possível constatar uma visão estruturada da relação homem, mundo e sociedade. Condições de acesso e permanência, de valorização salarial, constituição de espaços continuamente participativos são alguns dos assuntos que permeiam às discussões que tecemos, justamente com vias à priorizar a qualidade da educação que queremos. Aquilo que é estabelecido, mostra-se sempre passível de questionamentos, pois é importante que o transitório receba o devido tratamento que a atualidade exige.


REFERÊNCIAS

CONAE. Documento referência. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1232964, acessado em 25 de junho de 2017.

DOURADO. Luiz Fernandes.. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1232963, acessado em 25 de junho de 2017.


FILHO. Eriberto Barroso Façanha. Possíveis fatores extraescolares e intraescolares vinculados ao desempenho em matemática na prova Brasil de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Manaus/AM. Disponível em: file:///C:/Users/Windows/Desktop/UFRGS/Trimestres%20Passados/4.%20QUARTO%20SEMESTRE/Downloads/175-202-1-PB.pdf, acessado em 25 de junho de 2017

2 comentários:

  1. Excelente trabalho! Mas tem algum exemplo na vida cotidiana do aluno na relação intra-escolar?

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  2. Ótimo argumentação, pois, os fatores intra podem influenciar os principais agentes do ENSINAR e APRENDE ao fracasso ...

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