Segue abaixo a descrição da fala do Professor Fernando Becker sobre sua co-participação na escrita do livro “ Ser professor e ser pesquisador”.
(Fernando Becker é professor de Psicologia da Educação – Faced/UFRGS)
"Este livro busca a fundamentação epistemológica na epistemologia genética piagetiana onde o conhecimento é resultado de uma construção do sujeito. Quando falamos em construção, não se pode pensar neste apenas enquanto conteúdo, mas sobretudo, construção do conhecimento enquanto estrutura que se pode traduzir por capacidade, por competência do sujeito. Construir o conhecimento, significa construir capacidades. A capacidade que quando criança era pequena vai se desenvolvendo, evoluindo até atingir as capacidade operatório-formais, as quais vão se desenvolvendo vida adulta a fora.
(Fernando Becker é professor de Psicologia da Educação – Faced/UFRGS)
"Este livro busca a fundamentação epistemológica na epistemologia genética piagetiana onde o conhecimento é resultado de uma construção do sujeito. Quando falamos em construção, não se pode pensar neste apenas enquanto conteúdo, mas sobretudo, construção do conhecimento enquanto estrutura que se pode traduzir por capacidade, por competência do sujeito. Construir o conhecimento, significa construir capacidades. A capacidade que quando criança era pequena vai se desenvolvendo, evoluindo até atingir as capacidade operatório-formais, as quais vão se desenvolvendo vida adulta a fora.
Outra tese abordada no livro, em decorrência desta tese da epistemologia
genética é a de que o aluno constrói o seu conhecimento, mas não o faz sozinho.
Ele constrói na interação aluno-professor, a qual é fundamental. Quando se fala
de interação em sala de aula entre alunos e professores, nós falamos de interação,
construção do conhecimento, competências do conhecimento, capacidades. É justamente
nesta capacidade que o professor precisa mirar. Ele tem que mirar o trabalho de
escola, de sala de aula como um aumento de capacidade de aprendizagem. Se o
aluno, efetivamente, não apenas não acumula conteúdos, mas desenvolve suas
competências cognitivas, então ele aumenta sua capacidade de aprendizagem e as
ações que o professor deve promover são justamente ações que não apenas se
atenham a transmitir e acumular conteúdos, mas que vá muito além disso e
realmente promova uma expansão das competências ou da capacidade de aprender.
Afinal de contas, o que nós queremos de nosso aluno?
Que ele seja um sujeito pensante, alguém capaz de criar situações
novas, alguém capaz de inventar novas ações, alguém capaz de invenção. A
ciência se faz por invenção. O aluno se apropria do conhecimento na medida em
que ele reinventa o conhecimento para si e nesta reinvenção, ele amplia as suas
capacidades de conhecer.
Talvez em nenhuma época da humanidade, tanto quanto a atual, nós
precisamos expandir a nossa capacidade de aprender.”
Referência
Becker, F. Semana Acadêmica. Apresentando a temática. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=SqE4Ln7s14M, acessado em 15/06/15
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